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Programa de Ajustamento Municipal (PAM)
Proposta de PAM
Índice e Tópicos de Conteúdo
I. Enquadramento
Referência à situação económico-financeira.
Objetivo do Programa e estratégia a seguir.
Breve abordagem às medidas de redução da dívida e qualidade da mesma.
II. O grupo autárquico
O município e serviços municipalizados.
Sector empresarial local: atual e dissoluções previstas nos termos da Lei 50/2012.
Participações municipais.
Parcerias Público-Privadas.
Entidades relevantes para efeitos de limites da dívida total.
III. Principais indicadores socioeconómicos
Descrição da evolução macroeconómica e socioeconómica do município
Indicadores atuais
IV. Cenário Orçamental
Evolução orçamental nos últimos 3 anos: apresentação dos principais agregados da receita e despesa.
Principais indicadores orçamentais (saldos na ótica não financeira).
Evolução do valor da dívida total nos últimos 3 anos.
Apresentação da estimativa de conta trimestralizada e consolidada nos termos do artigo 75.º da Lei 73/2013, de 3 de Setembro, relativa aos 3 anos que antecedem o início do Programa de Ajustamento Municipal (a conta deverá ser apresentada em anexo ao PAM).
V. Metodologias e pressupostos valorimétricos de quantificação de impactos das medidas adotadas e previsões apresentadas
Descrição das metodologias utilizadas
VI. Reequilíbrio orçamental
Definição da estratégia de consolidação orçamental.
Definição e calendarização dos objetivos orçamentais e articulação dos mesmos com estratégia orçamental, em cumprimento da Lei dos compromissos e a não acumulação de pagamentos em atraso (PMP).
Previsão da correção da situação de défice de uma forma sustentável limitando o recurso a medidas extraordinárias/temporárias.
Limites quantitativos trimestrais para o saldo orçamental relativamente aos 3 primeiros anos do Programa.
VI.1. Medidas de reequilíbrio orçamental
Composição do ajustamento: por via da compressão da despesa/ por via de uma maior cobrança de receitas, por via da combinação dos dois mecanismos.
VI.1.1. Medidas de contenção da despesa e maximização da receita
a) Descrição e quantificação de impactos. Qualificação das medidas: medidas extraordinárias/temporárias, medidas permanentes.
b) Verificação das condições previstas na alínea a) do número 5 do artigo 23.º e no artigo 35.º da Lei 53/2014, de 25 de Agosto.
c) Trimestralização dos impactos previstos nos primeiros 3 anos do programa.
VI.1.2. Medidas no âmbito da despesa com pessoal
Evolução do número de efetivos nos últimos 3 anos.
Mapa de pessoal atual.
Evolução da despesa em RCP’s.
Medidas de contenção de custos com pessoal – forma e impactos previstos.
VI.1.3. Investimento
Análise de impacto económico-financeiro dos investimentos iniciados à data de apresentação do PAM e previstos no âmbito com indicação do respetivo financiamento.
VI.1.4. Relação entre a avaliação da situação de desequilíbrio orçamental de partida e as medidas de recuperação
a) Pontos fracos; pontos fortes.
b) Compatibilidade entre os impactos previstos e os pressupostos de estimativa/metodologia de previsão e o cenário macro-fiscal, designadamente a articulação entre as medidas de aumento de receita e as previsões da sua evolução.
c) Controlo qualitativo e quantitativo das medidas adotadas.
VI.1.5. Riscos orçamentais
Riscos subjacentes ao cumprimento dos objetivos de reequilíbrio orçamental.
VII. Reestruturação da dívida financeira e não financeira
Plano de reestruturação da dívida: explicitação do documento anexo e observância das normas constantes do capítulo III da Lei 53/2014, de 25 de Agosto.
Demonstração dos resultados obtidos por aplicação dos instrumentos de reestruturação da dívida constantes do PRD.
Futuras dívidas: situações que possam originar nova dívida e processos judiciais existentes.
Prestação de Garantias pelo FAM.
Fundo de Regularização Municipal (dívidas liquidadas por este mecanismo) e as retenções a que o município está sujeito.
VIII. Dinâmica e sustentabilidade da dívida total
Componentes da dívida total.
Necessidades líquidas de financiamento nos primeiros três anos.
Previsão do limite temporal necessário à redução do endividamento até ao limite previsto no n.º 1 do artigo 52.º da Lei 73/2013, de 3 de Setembro: rácio da dívida total/média das receitas cobradas dos últimos 3 anos entre numa trajetória decrescente a partir do ano N e até o ano N+…
Fundamentação da necessidade de assistência financeira: modalidades adotadas, valor e condições do empréstimo.
Objetivos anuais quantitativos de redução do excesso de endividamento face aos limites legais.
Apuramento do Serviço da dívida (no âmbito do PAM e outros): perfil de amortizações e juros.
Ajustamento défice-dívida: descrição de eventuais operações com impactos divergentes no défice e na dívida e riscos inerentes.
IX. Anexos
A. Contas Consolidadas e Trimestralizadas dos últimos 3 anos
B. Lista de investimentos iniciados à data de apresentação do PAM e previstos no âmbito do PAM com identificação do respetivo financiamento
C. Plano Plurianual de Investimentos
D. Orçamento plurianual
E. Balanço e Demonstração de resultados provisionais
F. Evolução dos Pagamentos em Atraso
G. Auditorias externas realizadas nos últimos 5 anos
Nota: Todos os formulários, mapas, contas e elementos quantitativos devem ser remetidos ao FAM em formato Excel.
Formulários
Proposta de revisão ao PAM (artigo 27.º e 33.º n.º 1 da Lei n.º 53/2014, de 25 de agosto - FAM)
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